L. Frank Baum – Dorothy e o Mágico em Oz

10:00 Milena Cherubim 1 Commentários


Hi Angels!

Olha a primeira leitura do ano ai gente!!!!! E nada melhor que começar o ano com uma leitura delicinha, não é mesmo? Quem me conhece sabe que eu não sou muito de ler clássicos. Mas depois que a Editora Vermelho Marinho lançou pelo selo O Melhor de Cada Tempo os livros de Oz, eu sempre fico querendo mais. Ok, por enquanto fico querendo mais de Baum, porém vou me policiar  e ler mais e mais clássicos. Já estou colocando uns cinco livros para eu ler este ano, o Desafio de Clássicos. Vamos ver se eu consigo.

O que esperar deste quarto livro de Baum? Confesso que eu esperava mais, contudo, como ele mesmo disse no prefácio, ele colocou mais uma aventura de Dorothy em Oz por causa de seus fãs mirins. E mais, ele colocou as indicações que eles queriam. Então iremos encontrar gárgulas, homens vegetais, pessoas invisíveis, dragões... A história não está ruim, de modo algum. Está bem legal. O final eu achei que está meio corrido, mas tirando isso não tem nada que estrague o livro.

A aventura de Dorothy acontece de repente como sempre. Ela está indo encontrar seu tio Henry quando do nada ela é engolida juntamente com seu primo Zeb, o cavalo Jim, sua gatinha Eureka e a tílburi, uma espécie de carruagem pela terra até os confins de Oz.

Mas o que Dorothy vai fazer em Oz novamente? Por que ela é chamada do nada? Como é que ela vai parar lá? Não sei as respostas para estas perguntas, só sei que eu AMO cada história de Oz. Me perco nas grutas, nos países, nos habitantes e às vezes eu gostaria de estar lá. Sim, junto com Dorothy, Ozma, o Mágico... tendo aventuras inimagináveis.

De todos os quatro livros o que eu mais gostei foi o primeiro livro, O Maravilhoso Mágico de Oz. Não sei se foi pela linguagem que a tradutora usou e que vem acompanhando nos outros volumes, não sei se foi pelas ilustrações lindíssimas da Dandi, não sei se foi pelos filmes que assisti tanto quando criança e quanto adulta ou mesmo por me abrir para uma história que já tinha sido conhecida através de outras mídias. Porém posso afirmar que TODOS os livros são bons. As histórias são cativantes, pois você acaba torcendo para que as personagens se encontrem e consigam resolver os perrengues.

E como tem personagem bom esse autor. Caracoles. Sejam os primeiros (Leão, Espantalho, Homem de Lata), seja a Ozma ou mesmo o Tigre. Ah e tem o Tik-Tok, a Billina, o Cavalete e o professor A.E. Zógol Besouro M. I.? E não vamos esquecer o Oscar Zoroastro Phadrig Isaac Norman Henckle Emmannuel Ambroise Diggs, ou como o conhecemos o Mágico de Oz.

Esse homem consegue fazer um personagem bom. Quem em sã consciência faria um cavalete personagem? Mas o Cavalete é lindo! E os oito porquinhos? Tão fofinhos rs Acho que vocês não fazem ideia do que estou falando né? Eu imagino... no Brasil a Vermelho Marinho é a única editora que está trazendo todos os livros da coleção de Baum. Por isso eu acho que vocês devem muito ler essa série.

Cada livro não passam de 260 páginas e por causa da tradução da Carol, a linguagem é fácil e muito fluída. Eu comecei a ler no dia 3 de janeiro e terminei no dia 9, só porque eu tinha outras coisas pra fazer e não consegui pegar o livro antes rs Mas olha, se eu tivesse tempo tinha lido no mesmo dia ^_^

Série: Mundo de Oz

4. Dorothy e o Mágico em Oz
5. A Estrada para Oz
6. A Cidade das Esmeraldas



SERVIÇO:

Título:  Dorothy and the Wizard in Oz
Autor:  L. Frank Baum
Tradutor: Carol Chiovatto
ISBN: 978-85-8265-034-9
Assunto:  Literatura norte-americana
Páginas: 224
Editora: Vermelho Marinho
Nota: 5/5
Estante: Skoob


Sinopse: Dorothy havia acabado de encontrar seu primo Zeb, quando uma enorme fenda causada por um terremoto se abre sob seus pés. Os dois caem então em um fundo buraco magicamente iluminado, junto com Eureka, a gatinha, e Jim, o cavalo de carga. Depois de uma longa queda, chegam, enfim, ao País dos Mangaboos, onde reencontram ninguém menos do que o famoso Mágico de Oz. O grupo, então, parte em uma longa viagem, por vários lugares incríveis e perigosos, como o Vale de Voe e o País das Gárgulas de Madeira. E, na tentativa de voltarem para casa, acabam chegando à Terra de Oz e reencontrando o Espantalho, o Homem de Lata, a Princesa Ozma e todos os outros amigos queridos. Tradução de Carol Chiovatto. Capa e ilustrações internas de Dandi.

Um comentário:

  1. AMo o magico de oz espero ter a oportunidade de ler todos os livros

    ResponderExcluir