38° Tanabata Matsuri - Festival da Estrelas

10:00 Adriana Reis Andrade 2 Commentários





Foto: divulgação





Olá pessoal!

Aconteceu nos dias 16 e 17 de julho, na praça da Liberdade, o Festival das Estrelas - Tanabata Matsuri.

Tô falando japonês pra você? Então deixa eu explicar.

Desde 1978 é realizado o Festival das Estrelas (Tanabata Matsuri), data onde se comemora no Japão (e aqui) o encontro das estrelas Vega e Altair, e sempre no 7º dia do 7º mês (na teoria, aqui eles mudam para não coincidirem com outros grandes eventos).

Mas como assim?

Diz a lenda que próximo a via-láctea morava uma princesa chamada Orihime (Princesa Tecelã), certo dia seu pai, Tentei (Senhor Celestial), apresentou a um lindo jovem chamado Kengyu (Pastor de gado), os dois de apaixonaram loucamente e deixaram todas suas obrigações de lado para "viver de amor", o pai de Orihime ficou muito zangado com a irresponsabilidade de ambos e decidiu separá-los, colocando eles em lados opostos da galáxia, onde eles poderiam se encontrar apenas uma vez por ano (7º dia do 7º mês), e isso de fato acontece, as duas estrelas Vega (Orihime) e Altair (Kengyu) encontram-se 1 vez por ano.

E uma vez por ano a gente vai lá, humildemente, escrever nossos pedidos no Tanzaku:

Tanzaku - papel colorido :3




Cada Tanzaku simboliza algo:

-Branco (paz);
-Amarelo (dinheiro)
-Verde (esperança)
-Vermelho (gratidão - foi isso que a japa que vendia me disse)
-Rosa (amor)
-Azul (proteção dos céus).
-Laranja (não me lembro)

No final da festa esses papéis são queimados, e assim, a fumaça levará para os céus nossos desejos e agradecimentos, e Orihime terá um ano para fazer de tudo para realizar nossos pedidos, se não, nada de encontro no próximo ano!

Esse festival é repleto de dança, música, teatro, apresentações de taiko (segue um video da minha apresentação favorita):

Apresentação de taiko <3 




O festival é gratuito e acontece todos os anos (na Praça da Liberdade - Centro de Sampa). Comida, dança, tudo tipicamente lindo ❤ Se você gosta da cultura nipônica vale a pena conferir :)

Se não gosta, vale a pena conhecer, pois é tudo muito bonito.



"Cadê o Sansão Cebolinha?!"




Os Fukinagashi representam os fios tecidos pela princesa Orihime. Muitos com corações e estrela
representando o amor entre Orihime e Kengyu.


Sobrou até para os arcos olímpicos,







2 comentários:

  1. Oi Mi, não sabia nada sobre o evento, e foi legal poder conhecer um pouquinho dele. Uma pena que não pude conferir de perto, mas quem sabe no próximo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ano que vem tem mais e esse ano ainda terá outros eventos bem legais lá na Liberdade. Se eu não esquecer, tento postar um lembrete ;)

      Excluir