[Resenha] Alice no País das Maravilhas & Alice Através do Espelho

13:00 Adriana Reis Andrade 2 Commentários


( Photography by Elena Kalis - http://www.elenakalisphoto.com/alice/ )


Como assim ninguém nunca fez a resenha da Alice para o Blog? OMG! Alice é minha heroína favorita dos livros infantis! Eu já assisti por volta de DEZ adaptações (teatro e cinema), e todas me encantaram de forma única, mas a melhor foi uma séria de TV que aborda praticamente TODOS os personagens tanto de Alice no País das Maravilhas quando Alice Através do Espelho.



Acho que todos conhecem a história da garotinha que sonha com um coelhinho apressado e vai atrás dele e cai em um buraco e depois de comer coisas estranhas, crescer e diminuir vai parar no PAÍS DAS MARAVILHAS, onde quem manda naquela p*##@ toda é a lunática Rainha de Copas! Alice encontra a Lagarta, o Chapeleiro e a Lebre de Março, um Dodo... É muita viagem minha gente! Eu tenho livros ilustrados aqui, um pela Helen Oxenbury e outro pela Yayoi Kasuma, que comprei quando fui à exposição da mesma no Instituto Tomie Ohtake.





Em Alice Através do Espelho, nossa heroína volta ao País das Maravilhas através de um Espelho da sua sala, e lá ela encontra outros personagens como o Rei Vermelho e a Rainha Vermelha, os irmãos Tweedledee e Tweedledum, o Cavaleiro Branco, a Ostra... Bem, no final o livro todo é uma peça de xadrez onde há os personagens que representam peças Brancas e Vermelhas e no final Alice torna-se Rainha! Muito bem bolado por Lewis.

Tá que eu e muitas outras pessoas achamos o autor um pouco pervertido e com gostos peculiares (tipo, tirar fotos de crianças nuas!)... Mas o que importa é que Alice está imortalizada na história na vida de todos! 


Vou colocar aqui o primeiro filme da Alice feito em 1903. Ele é super curto e tem coisas que para quem não leu o livro vai ficar boiando... Mas leia que vale a pena e veja para rir um pouco:



Agora algumas ilustrações de vários artistas e sua visão de Alice.
Reparem que a Alice da Yayoi Kasuma é morena (Assim como na série a Caterina Scorsone, aquela da série Grey's Anatomy) pois a própria se sente uma Alice no País das Maravilhas:


Ilustrações - John Tenniel (1894)

Ilustrações - John Tenniel (1894)

Ilustrações - John Tenniel (1894)

Helen Oxenbury (1999)

Helen Oxenbury (1999)
Helen Oxenbury (1999)

Helen Oxenbury (1999)

Helen Oxenbury (1999)

Helen Oxenbury (1999)

Yayoi Kasuma (2012)

Yayoi Kasuma (2012)



Título Original: Alice’s Adventures in Wonderland
Alice Throught the Looking-Glass
Autor: Lewis Carroll
Tradutor: Maria Luiza Newlands Silveira – Marcos Maffei
ISBN: 978-85-16-06486-0 - 978-85-16-06487-0
Gênero: Literatura infanto-juvenil
Páginas: 208-228
Editora: Salamandra
Nota: 5/5
Estante: Skoob






2 comentários:

  1. Oi, Adri.
    Já li as duas histórias da Alice e até acho legalzinho, mas não sou tão fã não!
    A primeira vez que tentei ler quando era criança achei um horror!! rs... Tudo era muito confuso e até mesmo meio assustador! Quando li essas histórias já adulta, não consegui me animar!
    Uma pena mesmo!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. É realmente um livro/filme meio estranho para crianças, uma menina que cai em um buraco, bebe coisas que não está escrito "veneno", come coisas estranhas e cresce e diminui... depois uma rainha louca quer cortar a cabeça dela? Meio assustador mesmo. Mas adoro a Alice <3 Não importa o quão bizarro seja :)

    Bjus, Dri :)

    ResponderExcluir