Desde o Primeiro Instante

07:30 Érica Guimarães 0 Commentários



Título Original: You Had Me At Hello
Autor: Mhairi McFarlane
Tradutor: Carolina Caires Coelho
ISBN: 978-85-8163-420-3
Gênero: Ficção Inglesa
Páginas: 446
Editora: Novo Conceito
Nota: 4,5/5
Estante: Skoob
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino / Amazon







Sinopse: Rachel e Ben. Ben e Rachel. Os dois contra o mundo. Até que um dia eles se separam. Faz 10 anos que não se falam, mas, quando eles se esbarram de novo em um dia chuvoso, o tempo parece que não passou...

Eles foram parceiros no crime e grandes amigos. Mas é claro que as coisas mudaram. Ben está casado; Rachel terminou um longo noivado.
No exato segundo do encontro, Rachel tem a sensação de que tudo está voltando. Inclusive a dor que ela sentiu, e que nunca foi capaz de superar.



Comentários:

Bonjour Anges!!

Hoje trago na leitura da nossa “Pilha do Anjo” um livro muito legal, sensível, leve e divertido. Um romance que se inicia na amizade e se desenrola de um jeito tão crível que poderia acontecer com a gente ou com pessoas bem próximas.


A protagonista dessa história de amor dos tempos modernos é Rachel, uma mulher que se encontra na faixa dos trinta anos de idade, é uma jornalista que trabalha dentro do Tribunal Crown e tem um relacionamento com Rhys, um músico tentando o sucesso, há treze anos. Eles moram juntos e estão programando um casamento, mas Rachel não está feliz, nem satisfeita. Ao chegar em casa, após tomar um baita banho de chuva e encontrar Rhys num humor ácido, ela começa a se conformar de que aquilo não tem futuro. E o fato de Rhys só se importar de não cancelar o casamento por se preocupar com o que as pessoas irão falar só os empurrou ainda mais rápido para o término do relacionamento.

Com a ajuda de seus amigos Caroline (uma loira, de perfil aquilino, alta), Mindy (na verdade Parminder, uma indiana agitada) e Ivor (um ser de cabeça raspada, óculos de aros grossos que tem uma paixão por tênis japoneses modernos e que NÃO era gay) Rachel consegue viver os dias após o término do relacionamento, enquanto tenta achar uma nova casa para poder se separar em definitivo.

Mindy acaba por convencer Rachel a alugar uma casa por uns seis meses antes de resolver comprar uma e acaba por conseguir com que ela tome conta de um apartamento mega interessante de ótima localização. E assim, a protagonista resolve seguir em frente. Apesar da saudade bater e a da insegurança ser cada vez maior.

Bem nessa época, Caroline conta a Rachel que Ben, o amigo mais próximo de Rachel na época da faculdade, está na cidade. E quando os dois se esbarram depois de 10 anos sem contato nenhum as coisas começam a mudar para Rachel.

Ben está casado, fez um curso de direito após o de Inglês que cursou com Rachel e continua bonito e carismático como sempre. Um ótimo partido e marido exemplar. E assim como na época da faculdade, mexe com os neurônios de Rachel.

A presença de Ben faz com que Rachel perceba o quanto sua vida estava estagnada e sutilmente isso começa a ser mudado. Rachel tenta pensar em Ben apenas como amiga, mas é nítido que desde a faculdade até depois desse reencontro ela nutria muito mais que um carinho fraternal.

Rachel faz de tudo para se readaptar ao mundo dos solteiros e não deixar a insegurança e o medo a fazerem perder a oportunidade de sua vida. Por isso, e por tentar não se envolver muito com Ben, Rachel aceita sair com Simon, um advogado amigo de Olivia (esposa de Ben) e que trabalha com o proprio Ben.

Mas, a cada flashback, a cada novo encontro com Ben, Rachel não pode negar que a história entre os dois ainda os une. Por mais que ela se faça cega às reações dele, ainda há muita coisa a ser resolvida entre os dois.

Mas, como desgraça pouco é piada, além desse drama emocional na vida da nossa protagonista, ainda há rolos no âmbito profissional. Rachel se vê numa selva de profissionais, onde ela esteve sempre apática e ao tentar reagir descobre o quão ingênua ainda é apesar de já estar na área há 10 anos.

Esse é um livro doce. Foi uma leitura divertida que me lembrou muito a sensação de assistir aos episódios de F.R.I.E.N.D.S. É tanto rolo acontecendo com a Rachel (diga-se de passagem há uma Rachel em F.R.I.E.N.D.S. também) que é impossível não torcer para que no final dê tudo certo para ela.

Além disso, a historia de amor foi abordada de um jeito sutil, realista. Mal-entendidos acontecem sempre e isso traz consequências que nem imaginamos. O medo também faz isso. E é justamente o que esse livro traz. Nem toda historia de amor é um conto de fada. E nem toda trilha para a felicidade é reta, muitas há uma looooongaaa volta antes que finalmente tudo entre nos eixos.

Os personagens são tão carismáticos que ao ler parece que são nossos amigos da época da escola e faculdade, contando suas conquistas e desilusões amorosas e nos chamando para afogar as magoas com um copo de bebida ou uma festa do pijama...

“Desde o Primeiro Instante” é uma comédia romântica, com um toque levíssimo de drama, um toque maior de comédia e muito, muito amor para arrancar doces suspiros dos leitores.



0 comentários: