TAG: Li até a página 100 e... Minhas Lembranças de Leminski (Domingos Pellegrini)

14:00 Milena Cherubim 0 Commentários


Livro:


Do que se trata o livro?

Pé vermelho (Domingos Pellegrini) entra em contato com a obra de Polaco (Paulo Leminski), no ano de 1964, ao ler um artigo deste na revista Invenções. Alguns anos depois eles se conhecem, iniciando uma amizade que dura duas décadas. Vinte e cinco anos depois, tendo Leminski já falecido, Pé Vermelho recebe a proposta de uma editora para escrever sua biografia. Como já havia uma lançada, O Bandido que sabia latim, de Toninho Vaz, ele fica em dúvida sobre como deve fazer, e se deve fazer. Pede um tempo pra pensar. Tem, então, um sonho onde está preparando sopa num caldeirão, com Leminski, este a adicionar páprica, ‘tempero fino’, à sopa comum. Ele interpreta com humor: deve escrever algo incomum, não uma biografia convencional, mas algo além, algo escrito pelos dois, sobre as faces poliédricas de Leminski, que tanto escreveu sobre pedras…



Primeira frase da página 100:

Olha só que coincidência?!?! Novamente não tem nada só uma fotinho do Polaco



O que está achando até agora?

Essa é uma biografia diferente e muito interessante. Quem conta a história é um amigo do Leminski que por 20 anos esteve com ele e pode participar de seus devaneios e discutir fervorosamente sobre política, economia, cultura e tudo o que a mente fértil de Polaco poderia colocar na mesa.

O que está achando da personagem principal?

Aqui temos um cara que hoje está morto. Suas poesias ecoam pelo Brasil e muitos já leram. Eu confesso que nem o conhecia. Não conheço nenhuma poesia dele. Mas me chamou a atenção por ser biografia, um gênero que gosto muito. E se mostrou muito, com o perdão da palavra, foda.

Melhor quote até agora:

“– Esperavam o quê? Que eu estivesse sentado atrás duma escrivaninha com caneta numa mão e dicionário na outra, retrato do Machado ao fundo?!”


Vai continuar lendo?

Com certeza. Está muito divertido ver as palavras que se juntas e não existe no dicionário “pleorgasmo”, “linhás”, “ilustralegrar”, e por aí vai.

Última frase da página:

Rá... não tem =P


Li até a página 100 e... é um meme criado pelo Eu leio, eu conto




0 comentários: