Boneca de Ossos

08:00 Milena Cherubim 0 Commentários

Título Original: Doll Bones
Autor: Holly Black
Tradutor: Bárbara Menezes
ISBN: 978-85-8163-391-6
Gênero: Ficção juvenil
Páginas: 224
Nota: 4/5
Estante: Skoob
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino




Sinopse:POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Comentários:
Primeiro preciso dizer: não senti medo nenhum ao ler esse livro. Ele é de terror, mas para uma faixa etária até 13 anos no máximo, depois disso a leitura é só diversão. Boneca de Ossos é o segundo livro que leio da Holly Black e mesmo sendo juvenil ela manteve o ar de suspense, mistério, terror na medida certa.

Poppy, Zach e Alice sempre brincaram desde que se conheceram, eles inventam histórias, aventuras e sempre ficam de olho na Grande Rainha. A Rainha era uma boneca de porcelana feita de ossos. E os garotos inventavam que a boneca estava em uma torre trancada e assim que fosse resgatada reinaria de forma livre mandando e desmandando na vida de seus súditos.
Só que a vida desses amigos não era somente brincadeira. Existia a escola, o time de basquete, a equipe de teatro. E nenhum deles precisava que ninguém da escola soubesse que aos 12 anos eles ainda brincavam. E pensando nisso o pai de Zach jogou todos os brinquedos dele fora. Isso faz com que o garoto surte e não queira mais saber de brincadeiras.
As amigas não sabiam por que ele não queria mais brincar. Zach não disse. Na verdade se recusou a dizer. Ele tinha raiva. Raiva do pai, das meninas porque elas iriam continuar a brincar, de sua mãe que aceitou o pai de volta, do universo.
Só que Alice e Poppy não desistiram dele. Elas gostavam de sua companhia. Ok... Alice mais do que Poppy. Sim! Existe um romance nesse livro!!!! Fora as brincadeiras e o romance a Grande Rainha resolveu dar o ar da graça.
Porém não pense em Chuck, pois não é. Essa boneca tem uma história por si só revoltante. Bom... pelo menos pra mim. E o seu fantasma começou a perturbar a Poppy que pediu ajuda aos amigos para enterra-la. O único problema era que a boneca tinha sido morta em outra localidade e para eles chegarem lá deveriam sair no meio da noite e pegar um ônibus noturno, chegariam por volta das 6h encontrariam o lugar e voltariam tudo no mesmo dia. Claro que tudo dá errado não é? As aventuras que essas crianças criaram é muito divertida. Ver como saem de determinadas situações também. Eu achei mais divertido do que aterrorizante, mas dependendo da idade pode achar que uma boneca feita de ossos humanos seja demais.

Narrativa envolvente, ilustrações muito bem feitas, Holly Black está de parabéns. Gostei muito do projeto editorial que a Novo Conceito fez para o Selo #Irado. A qualidade está ótima. Não achei erros. Uma leitura recomendada para rir, aprender e se aventurar no mundo de piratas, rainhas, sereias e ladras.


0 comentários: