A Redenção de Gabriel

07:30 Érica Guimarães 0 Commentários


Título Original: Gabriel’s Redemption
Autor: Sylvain Reynard
Tradutor: Fabiano Morais
ISBN: 978-85-8041-240-6
Gênero: Ficção Canadense
Páginas: 425
Editora: Arqueiro
Nota: 3,5/5
Estante: Skoob
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino

Sinopse: Parecia que eles seriam felizes para sempre. Mas toda relação tem seus conflitos.

Depois do escândalo em que se viram envolvidos em Toronto, Gabriel e Julia se casaram e se mudaram para Massachusetts, onde ele dá aula na Universidade de Boston e Julia faz doutorado em Harvard. Agora ela precisa provar que não vive à sombra do marido famoso.
Mas parece que Gabriel não está pronto para ver a esposa caminhar com as próprias pernas. Quando ela é convidada a dar uma palestra em Oxford, surge seu primeiro conflito: a linha de pesquisa dela diverge da teoria dele.
Durante a conferencia, os dois são obrigado a confrontar antigos rivais, entre eles a incansável Christa, que, ainda determinada a humilhar Julia, ameaça revelar um dos segredos mais obscuros de Gabriel.
Além disso, as coisas entre eles não vão muito bem. Isso porque Gabriel está ansioso para ter um filho, mas Julia quer concluir o doutorado primeiro.
Para ver realizado seu sonho de formar uma família, Gabriel terá que enfrentar fantasmas do passado. Será ele capaz de fazer isso? E será que a generosidade de Julia resistirá à ameaça de ver arruinada a carreira que ela tanto se esforçou para construir?
“A Redenção de Gabriel” é o desfecho brilhante dessa trilogia que arrebatou leitores no mundo inteiro.



Comentários:

Bonjour Anges!!

Nossa “Pilha do Anjo” de hoje temos mais um desfecho de trilogia. Seguindo a parceria com a Editora Arqueiro hoje podemos ver o final da historia de amor de Gabriel Emerson e Julia Mitchell em “A Redenção de Gabriel”.


O livro se inicia seis meses após o final de seu antecessor. Gabriel e Julia, ainda recém-casados, tentando conciliar seus empregos e estudos com a adaptação de uma vida à dois.

A carreira de Julia começa a despontar. Sendo convidada a ser palestrante em Oxford, Julia passa a maior parte de seus dias preparando seu artigo para a apresentação. Nesse meio tempo, o casal receberá a primeira grande visita da família após o casamento. E os trabalhos do doutorado já tomam ainda mais o tempo da jovem.

Isso em si, já seria motivo de grande estresse, mas como estamos no universo dramático desses amantes de Dante, Gabriel tinha que colocar mais peso sobre os ombros da amada: o professor agora quer ser pai e Julia está longe de se sentir pronta para assumir mais essa responsabilidade.

Após os seis meses de casamento, a fase de lua-de-mel parece estar chegando ao final. Ao mostrar ao marido sua proposta para a palestra há a primeira briga dos dois. Gabriel não aceita a posição de Julia sobre a interpretação de Guido da Montefeltro e acaba por mostrar seu lado arrogante e dominador, magoando a jovem novamente.

Ainda temos as fofocas e difamações das pessoas que não se contentam em ver o casal feliz e em paz. Pessoas que não importam em se autodestruir contanto que levem a felicidade dos outros juntos com eles.

E pra fechar o pacote, ainda temos os dramas familiares dos outros casais da história, as reconquistas e o desfecho não tão bom para aqueles que não fizeram o bem.

Falar desse terceiro livro isoladamente é meio complicado. Essa série em si é fraca, mas “A Redenção de Gabriel” é o pior dos três. Muitas coisas na trama não me agradaram, ficaram surreais e forçadas. Muito drama ali poderia ser evitado, mas qualquer coisa era motivo para tempestade em copo d’agua.

A tentativa do autor de mostrar como o amor e a fé transformam completamente as vidas é muito válida. É nítida a mensagem nas entrelinhas sobre como a caridade e bondade são compensadas após as tempestades da vida. Mas, com o nosso cotidiano essa história de amor fica extremamente surreal.

Alguns personagens se destacaram nesse livro, tornando-o uma leitura ainda mais agradável. A primeira de quem quero falar é a Katherine Picton. Essa professora de mais de 70 anos rouba a cena sempre que aparece. Ela tem uma firmeza ríspida e um coração gigantesco e é um apoio a esse casal conturbado, ajudando-os a equilibrar muita coisa nessa relação.

Outra pessoa que roubou cena nas pouquíssimas aparições que teve foi Jack Mitchell, o tio de Julianne. Enquanto todos se preocupavam com o perdão, Jack resolveu dar o troco em que merecia. E confesso, ver o que ele apronta é extremamente divertido, pois ele não faz por pura maldade e sim pelo instinto de proteção à família.

Achei interessante o final que o autor deu a cada um dos personagens secundários. Muitos encontraram o amor, outros acabaram por descobrir que a vida dá voltas e tudo o que fizeram aos outros voltou em dobro para eles.

Ultimamente, os romances (seja eles eróticos ou não) seguem um padrão: no ultimo livro há um casamento e a mulher fica gravida. Intensificaram esse clichê, a ponto de eu já não me animar tanto quanto antes com os desfechos de trilogias. E nessa série não foi diferente. Os mesmo medos, o tesão exacerbado, os desejos, o parto... TUDO não fugiu dos padrões. Muitos irão argumentar que esse é um final feliz bonito e eu irei concordar com sinceridade, mas mesmo sendo bonito, não deixa de ser meio brochante.

Essa série é extremamente morna. É daquelas pra ler e relaxar a mente e se não se ater demais aos fatos até se divertir. As cenas não variam muito, é como ouvi de algumas amigas: é muito Ctrl+C / Ctrl+V de cenas e diálogos. Fora que o dialogo é tão floreado que é difícil acreditar que alguém aja dessa forma o tempo todo, mesmo sendo professor especialista em literatura.

Curti muito ver a evolução do Gabriel, mas a Julia continuou deixando a desejar, chegando a ser irritante a forma como ela reagia há algumas situações.

Esse é o meu ponto de vista. E aí, qual é o seu? Que tal me encontrarem e debater sobre esses três livros que conquistou muitos leitores? Assim como as palestras que havia no enredo, haverá uma tarde, no dia 23 de maio, às 13h, na livraria Martins Fontes (Avenida Paulista, 509) onde nós do Memories of The Angel e a Camila do Leitora Compulsiva iremos no reunir e expor nossos sentimentos e opiniões sobre essa história de amor. Venha mostrar sua opinião e se divertir falando sobre Gabriel e Julianne. Espero por vocês!!


0 comentários: