Pacto Secreto

07:00 Érica Guimarães 3 Commentários


Autor: Eliane Quintella
ISBN: 978-85-7679-424-0
Gênero: Ficção Brasileira
Páginas: 357
Editora: Novo Século – Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Nota: 4/5
Estante: Skoob
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino










Sinopse: Três regras haviam sido reveladas à Valentina. Mas, ela não sabia se existiriam outras regras que teriam sido ocultadas. Tinha certo em seu coração que precisava ter seu pedido atendido. Era o que havia de mais importante. Precisava decidir se assinaria ou não o pacto. É a pergunta que não se cala. Será que Valentina deveria assinar o pacto sem ter certeza do que estava em jogo? O que realmente assumiria se assinasse? E você, assinaria o pacto? Em troca, teria o que pedisse. Poderia ser qualquer coisa...



Comentários:

Bonjour Anges!

Trago hoje na primeira "Pilha do Anjo" de 2014 o livro da nossa mais nova parceria. Eu já ouvia falar muito na autora e em novembro, no lançamento em São Paulo do meu querido Mauricio Gomyde, a conheci pessoalmente. Conversamos por muito tempo e disso nasceu essa parceria. O que pra mim foi uma honra já que a vida da autora está uma correria gigantesca com a chegada da Isis, sua filhinha que nasceu há poucos dias. Pacto Secreto é um livro polemico por seu conteúdo, afinal quando se coloca politica, futebol e religião no meio muitos perdem a compostura.


Narrado por Valentina, logo de inicio vemos que a protagonista é uma pessoa atormentada pela culpa, depressiva, triste. Uma catástrofe envolvendo sua irmã gêmea destruiu a estrutura emocional de toda sua família. E o mais profundo desespero a leva a pedir ajuda a qualquer um, o que acaba atraindo um servo de Satan para atender o chamado.

Diga-se de passagem, adorei esse primeiro dialogo do livro, ele é bem interessante, pra não dizer filosófico. Podemos ver bem a sedução e o deslumbramento provocados por esse "vendedor", mas ao mesmo tempo podemos ver os conceitos da Valentina gerando duvidas, fazendo-a hesitar ao mesmo tempo em que o contrato para ter o que se deseja se torna cada vez mais tentador.

Durante a leitura, teve muitos momentos em que eu não sabia se aquilo estava acontecendo de verdade ou se a Valentina tinha sucumbido e enlouquecido em meio a sua dor. Em outros momentos eu perdia totalmente a conexão com a protagonista e acredito que isso tenha acontecido por Valentina ser a típica Socialite de São Paulo, tendo a excessiva confiança de quem nasceu em berço de ouro e nunca passou por necessidades financeiras. Falando nisso, a mensagem nas entrelinhas de que o dinheiro não compra a felicidade me agradou demais.

Mas o ponto alto da trama é o desenrolar das descobertas da Valentina sobre o que há por trás desse pacto misterioso. Com o passar das páginas ficamos sabendo, junto com a protagonista, que esse pacto não “caiu do céu” (ou seria, subiu do inferno?) para aliviar sua dor, há muita coisa envolvida, o que demonstra que Tina é muito mais importante do que imagina.

Cada informação dada, cada dialogo do livro força o leitor a uma reflexão. Os argumento foram tão bem estruturados que é impossível não parar para pensar por um segundo se tudo o que acreditamos é realmente a verdade absoluta. E é exatamente por isso, por esse poder de “abalar” a fé de alguns que o livro se torna muitíssimo polêmico.

A leitura começou meio lenta, mas ao começar a se aproximar do clímax a história simplesmente pegou fogo. O final foi empolgante, não tendo como evitar segurar a respiração enquanto tudo acontecia. A autora foi muito ousada e conseguiu instigar a curiosidade para o desfecho derradeiro da história.

Os personagens foram bem construídos, e mesmo que eu tenha perdido a conexão com a Valentina em alguns momentos, me senti super ligada à sua gêmea, Sara. Uma personagem extremamente cativante, realmente senti falta de ver mais da historia pelos olhos da Sara.

O pai das gêmeas também chama a atenção por sua personalidade forte, porém doce, e sua sabedoria infinita. Mesmo já estando morto desde o inicio da trama, sua presença marcante é um ponto de equilíbrio. As cenas em que ele aparece são das minhas favoritas.

Mas, como em todo bom livro, há aqueles personagens que se você esbarra na rua lincha. Carla tem esse posto do livro. Céus, como anseio pela continuação, torcendo para que ela tenha o troco por tudo o que fez.

A trama é bem original, e mostra uma grande pesquisa feita pela autora, que trouxe para a narrativa de Valentina trechos da Bíblia, mitologia e romances que incrementaram todas as teorias em cima do pacto proposto pelo enviado de Satan.

Falando em continuação, Pacto Secreto é o primeiro de uma trilogia. Suas sequencias são Prazer Secreto e História Secreta e logo mais serão lançados.

Então, se você curte um suspense que envolva a disputa céu-inferno, onde a alma é o prêmio maior Pacto Secreto é um prato cheio, uma leitura que vale muito a pena.



3 comentários:

  1. Eu pensei que não iria gostar desse livro, abandonei ele, e depois de um tempo eu voltei, e me arrependi bastante de ter abandonado, pois é um livro maravilhoso com uma história incrível que me fez refletir bastante.
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã de livros sobre céu-inferno, acabo não conseguindo me envolver na história.
    Mas gostei demais da sua resenha, ela mostra bem o que você sentiu sobre o livro.
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  3. Elis, você por aqui é uma honra... Preciso voltar a te cutucar no CL.
    E bem, adoro um céu-inferno... xD
    Ana, realmente o livro é bem legal e logo teremos continuação.
    Beijão!

    ResponderExcluir