Só vírgula

08:30 Lu 2 Commentários


 Olá, meus queridos, tudo bem? 



A resenha de hoje não é sobre literatura, mas sobre vírgula! Quem nunca se deparou com um texto mal escrito e teve que voltar para ler novamente? A vírgula é superimportante e evita muitas ambiguidades, principalmente na famosa frase: Não, pare! Ou será que preferimos: Não pare! rsrsrsrs



Título Original: Só vírgula
Autor: Maria Tereza de Queiroz Piacentini
ISBN: 978-85-7600-153-9
Gênero: Didático
Páginas: 143
Editora:  Edufscar
Nota: 5/5
Estante: Skoob
Onde comprar:  Língua BrasilLivraria Cultura




Sinopse: O livro reúne, em linguagem acessível e moderna, tudo o que foi possível sistematizar sobre o assunto — das regras básicas ("não se põe vírgula entre sujeito e predicado") às mais atuais, como a dos nomes próprios, datas e endereçamentos.

Comentários:

Bem, o livro é dividido em 20 lições, explicando os casos obrigatórios, os facultativos e os que dependem de vários fatores. Às vezes é obrigatório usar a vírgula, mas se mudar a condição da frase, já fica facultativo. Enfim, as explicações são bem claras, com muitos exemplos e com exercícios de fixação corrigidos e explicados. 

Sempre que a autora faz referência a algum tópico gramatical, ela também explica aquele tópico; por exemplo, quando fala sobre as vírgulas das orações subordinadas adverbiais, ela explica quais são as conjunções subordinativas, para que servem e como se usa a vírgula com elas. 

É muito fácil consultar o livro quando você tem alguma dúvida específica, exatamente pelo fato de ele estar dividido em lições. Não sabe se deve usar a vírgula antes de pois e de porque? Só olhar a lição 11. Não sabe se deve usar a vírgula antes da conjunção mas? Só olhar a lição 9.

É um livro ótimo para consulta rápida, recomendo!


Um beijão e até a próxima!

2 comentários:

  1. Oi, Ludmilla!
    Vou procurar esse livro agora mesmo!
    Vírgula é justamente no que mais me atrapalho!
    Obrigada pela dica.
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Espero que seja útil, Camila!
    Bjo!
    Lu

    ResponderExcluir