Will & Will – Um nome, um destino

08:30 Josy Alves 2 Commentários



Título Original: will grayson, will grayson
Autor: John Green e David Levithan
Tradutora: Raquel Zampil
ISBN: 978-85-01-09388-2
Gênero: Ficção americana, literatura juvenil, temática homossexual
Páginas: 352
Editora: Galera Record
Nota: 5/5
Estante: Skoob 
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino






Sinopse: Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em uma aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.


Comentários:
Olá, anjinhos! Nossa leitura de hoje é “Will & Will – Um nome, um destino” do mais novo queridinho do mundo literário John Green em parceria com David Levithan.

A primeira coisa que posso dizer é que nunca havia lido nada de nenhum dos dois autores então o livro foi uma surpresa muito agradável. Não é a toa que Green possui tantos fãs fiéis por aí.

Narrado em primeira pessoa, o livro alterna seus capítulos entre nossos personagens principais que, praticamente, em comum só possuem o nome “Will Grayson”. O primeiro Will é um garoto que tenta levar uma vida normal seguindo suas três regras de ouro calar a boca e não se importar e sendo constantemente “devastado” pelo furacão que é seu melhor amigo gay, Tiny Cooper. O segundo Will, por sua vez, é um jovem depressivo, gay não assumido, que toma remédios e tenta “sobreviver” diariamente aos momentos com sua mãe ou na escola para ínfimos momentos de felicidade na net com o rapaz por quem está apaixonado.

A história vai girando em torno da vida dos dois garotos tão diferentes, seus dramas próprios de adolescentes e a forma como reagem ao mundo à sua volta até que o destino se encarrega do inusitado encontro. A partir daí a história deu gás novo e mais envolvente.

Apesar de discutir abertamente a temática homossexual, não espere O livro divisor de águas. “Will & Will” é uma obra leve e sem qualquer propósito de levantar bandeiras ou causar revoluções; é apenas uma história de amor e amizade, que mostra não apenas todos os sacrifícios que somos capazes de fazer por aqueles que nos são importantes como o fato de que, ás vezes, pequenos gestos podem ser importantes.

Um detalhe curioso é a diagramação usada para cada capítulo. Para o primeiro Will temos primeiras letras maiúsculas e diálogos completos, enquanto para o segundo apenas letras minúsculas e diálogos curtos, parecidos com anotações de um diário.


Outra curiosidade foi o inusitado (e aclamado) fato apresentado pela Galera Record em suas redes sociais: a editora enviou um exemplar do livro para o deputado Marco Feliciano, conhecido por sua militância “anti-gay”, com a seguinte dedicatória “Prezado deputado Marco Feliciano. É só amor. Talvez com esse livro o senhor consiga entender.”

Quem quiser conferir a postagem original no Twitter, segue o link AQUI.




2 comentários:

  1. Eu estou muito curiosa com esse livro e espero lê-lo o quanto antes... adorei sua resenha e o fato da editora ter enviado o livro para o Feliciano... espero que ele comece a entender agora que "é só amor"..rs
    Beijos

    http://girlfreakbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Josy.
    Recebi um exemplar desse livro e no início fiquei em dúvida se queria ler ou não. Confesso que se o livro pretendesse causar revoluções, eu deixaria de lado! Mas agora estou mais tranquila e vou dar uma chance a ele.
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir