[Release] Casa das Rosas promove atividades culturais para as famílias em agosto e setembro

11:30 Milena Cherubim 1 Commentários


A poesia também estará presente na programação dos pequenos, em contações de histórias, oficinas e muito mais!

A programação para os meses de agosto e setembro na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura – tem atividades destinadas ao público infantil e seus familiares. É o Domingo em Família, que traz contações de história e oficinas para a criançada.


O Núcleo Educativo da Casa, que conduz as oficinas, também organiza as edições da “Feira de Troca”, que acontece uma vez por mês, sempre aos sábados. A ideia é ser um espaço aberto que incentive mudanças nos hábitos de consumo em participantes de todas as idades. O compartilhamento se dá mediante troca de brinquedos e materiais impressos - exceto livro didáticos e brinquedos em más condições de uso. As novidades para as próximas edições serão a inclusão das trocas de fanzines e LP’s. A feira acontecerá no 24 de agosto e 21 de setembro, das 14h às 17h. 

Em setembro, haverá uma contação de histórias especial, acessível em libras. “Mãos de vento e olhos de dentro” terá narração de histórias para surdos e ouvintes, no dia 22 às 15h. A Casa das Rosas é administrada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. 

Confira a seguir a programação infantil completa: 

DOMINGO EM FAMÍLIA 

OFICINA 


Fazendo Fanzine: Da criação à reprodução
Com Núcleo Educativo
Domingo, 25 de agosto, 15h.
A segunda oficina para criação de uma revista artesanal (fanzine) com possibilidade tanto de produção quanto de leitura por todas as faixas etárias terá apresentação e recriação pelas crianças e adultos presentes incentivando o livre exercício da imaginação.

CANTORIA DE HISTÓRIAS
Brincando com Batucante
Com Batucante
Domingo, 1 de setembro, 15h.
Vivência musical com canções que estimulam as famílias a interagirem e experimentaram gestos, movimentos e sonoridades do corpo.

Canções de girafolão e outros Bichos diferentes
Com Batucantante
Domingo, 8 de setembro, 15h.
Divertida cantoria sobre bichos muito curiosos como o Girafolão, o Saxofante, a Cavaquinha e muitos outros, o público será convidado a ouvir, interagir e brincar!

Juntando canto, percussão corporal, instrumentos convencionais e uma boa dose de brincadeira, o Batucantante convida crianças e adultos a mergulharem num universo sonoro repleto de imaginação e divertimento.

OFICINA 
O som das coisas
Com Núcleo Educativo
Domingo, 15 de setembro, 15h.
Você já se perguntou que som pode ter uma garrafa ou um pote de plástico? Nessa oficina as famílias irão criar instrumentos musicais a partir de materiais que facilmente iriam parar no lixo, mas que aqui serão reaproveitados.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA 

Mãos de vento e olhos de dentro
Narração de história para surdos e ouvintes com Mirela Estelles e Amarilis Reto
Domingo, 22 de setembro, 15h.
Narrada em português e em LIBRAS (língua brasileira de sinais) “Mãos de vento e olhos de dentro” de Lô Galasso conta a trajetória de dois amigos que descobrem como compartilhar o que veem. O projeto de narração de história para surdos e ouvintes foi concebido no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em setembro de 2013.

O príncipe encantado e o raminho de rosas
Com Mirela Estelles
Domingo, 29 de setembro, 15h.
Contação de histórias de tradição oral, que convida as crianças e adultos a participar ativamente de sua produção, através de diferentes situações que integram as narrativas com a música, objetos variados e brincadeiras  tradicionais da infância.

Mirela Estelles é educadora e contadora de histórias formada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP e pós-graduada em Linguagens da Arte no CEUMA, Centro Universitário Maria Antônia.

Amarilis Reto é professora de surdos e contadora de histórias. Graduada em Pedagogia pela FMU e Arte pela Belas Artes de São Paulo e pós graduada em Linguagens da Arte pelo CEUMA.

TROCA DE LIVROS 
Feira de troca de livros, gibis, brinquedos e fanzines
Com Núcleo Educativo
Sábado, 24 de agosto, das 14h às 17h
Sábado, 21 de setembro, das 14h às 17h
Nessa edição, a feira estará aberta para novos itens de troca, as edições independentes mais conhecidas como fanzines. Mantendo a já tradicional troca de livro (infantil e adulto), gibi e brinquedo, as regras continuarão valendo: nada de livro didático, nem brinquedo quebrado.


SERVIÇO 
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74.
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

Um comentário:

  1. Bacana isso!
    Acho super bacana Contação de Histórias :)

    beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir