O oceano no fim do caminho

08:30 Josy Alves 1 Commentários

Título Original: The Ocean at the End of the Lane
Autor: Neil Gaiman
Tradutora: Renata Pettengill
ISBN: 978-85-8057-368-8
Gênero: Ficção inglesa, literatura juvenil
Páginas: 208
Editora: Intrínseca
Nota:  5/5
Estante: Skoob 
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino







Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam e não deveriam compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa.


Comentários:
Olá, anjinhos!
Nosso livro do dia é o último lançamento do aclamadíssimo Neil Gaiman, “O oceano no fim do caminho”.


A história de começa quando, quarenta anos depois, um homem volta para o lugar onde passou sua infância para um funeral. Antes de seguir para seu destino acaba dirigindo sem rumo pelas ruas da cidade, até chegar a sua velha casa. Entretanto, pela falta de “familiaridade” com o lugar resolve ir mais adiante, sendo levado diretamente até a casa de sua amiga de infância, Lettie Hempstock, a menina que tinha um lago nos fundos da casa da fazenda da família. Ou melhor, como ela o chamava, um oceano.

E então é lá, enquanto observava o oceano de Lettie, que toda a história se desenrola, com as lembranças da infância perdida de um garoto de 7 anos de idade sendo reavivadas aos poucos. A festa de aniversário de 7 anos, o quarto no alto da escada, o gatinho Fofinho, o minerador de opala, Lettie Hempstock, Ursula Monkton, o anel de fadas...

Sua habilidade em prender o leitor é de fato surpreendente e a sutileza da narração de Gaiman contrasta durante todo o tempo com a densidade da história que vai sendo apresentada; com o drama de um menino que se vê obrigado a enfrentar o despertar de uma força mágica poderosa para salvar sua família e a si mesmo. Ele só não está completamente sozinho nessa luta graças às misteriosas e sábias mulheres da família Hempstock, que parecem saber mais do que todos sobres as forças ocultas que regem o mundo.

Eu simplesmente devorei o livro, virando páginas sem parar, sentindo junto com nosso pequeno protagonista todas as suas emoções da primeira a última página.

E um detalhe curioso, que eu realmente só percebi quando comecei a escrever essa resenha, é que em nenhum momento da história o nome do nosso narrador é revelado. 



Um comentário:

  1. Oi, Josy.
    Li os primeiro capítulos desse livro que foram liberados pela editora e fiquei doida para ler o livro todos! hehehe
    O problema é que estou lendo sei lá quantos livros ao mesmo tempo e por enquanto não vai rolar incluí-lo na minha lista de leitura! Vai ficar só na de desejados por hora! hehehe
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir