Com o Amor De Uma Fada

08:30 Érica Guimarães 0 Commentários


Autor: Eliane Galavote (Lya Gallavote)
ISBN: 978-85-411-0137-0
Gênero: Literatura Brasileira
Páginas: 160
Editora: All Print
Nota: 3,5/5
Estante: Skoob
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino / Direto com a Autora









Sinopse: Esthela é uma jovem fada, cuja primeira missão é ajudar Pedro, um garoto problemático que está prestes a se perder no mundo sombrio das drogas. Para isso, Esthela deixa Avalon e parte para o mundo mortal. Mas ela percebe que sua missão não será assim tão fácil quanto ela achou que poderia ser. O mundo mortal é uma tremenda bagunça e Pedro está mais perdido do que imaginava. Seria uma fada capaz de se apaixonar? 



Comentários:

Bonjour Anges!

Hoje tenho o prazer de apresentar a vocês nossa nova parceria: Eliane Galavote, ou Lya Gallavote. Nos conhecemos em um evento chamado Bate-papo Sem Rodeios e ao ouvi-la falar um pouco de suas inspirações e forma de trabalhar fiquei mega curiosa com seus livros e agora tive a oportunidade de conhecer.

Eliane nasceu em Mogi das cruzes, em vinte e três de agosto de 1973. É professora a 19 anos, em São Paulo. Onde vive com sua família. É fanática em ler romance e apaixonada por historias de amor. E isso com toda a certeza influenciou seu estilo.

Em Com o Amor de Uma Fada conhecemos Esthela, uma jovem fada que vive em Avalon, uma ilha com areia extremamente branca e vegetação perfeita, localizada no meio do oceano, um lugar impossível de ser encontrado por humanos. E essa jovem fada está se preparando para sua primeira missão no mundo dos mortais, missão que tem uma importância gigantesca, pois o seu sucesso lhe dará o direito a possuir uma varinha de condão, onde seria considerada por seu povo uma fada graduada.

Sua missão aparentemente não é difícil, afinal, só teria que ajudar a um adolescente problemático de 17 anos, Pedro Henrique, mas apesar disso Esthela está ansiosa e até um pouco insegura, sem saber muito bem o que fazer para cumprir essa missão.

No mundo dos mortais, Esthela fica hospedada com sua suposta tia, D. Ana, que é diretora do colégio onde Pedro estuda. A fada então utiliza esse contato no colégio como forma de se aproximar de seu protegido, mas a fada não contava por se apaixonar.

Pedro era um garoto super estudioso, pacifico, mas o divorcio de seus pais desestabilizou seu mundo, então ele começou a ter uma fase rebelde incontrolável, sempre indo parar na diretoria da escola. E com isso, acabou ficando vulnerável em relação a relações que não valem a pena, e acaba se vendo encurralado pelo traficante do pedaço, que quer porque quer torna-lo mais um de seus clientes.

Fora Pedro, também existem os amigos que Esthela fez no colégio, dentre eles os que mais se destacam são o Bruno e a Lívia. Bruno por ter assumido sua sexualidade, enfrentando bulliyng e Lívia por acabar desenvolvendo distúrbios alimentares por conta da depressão.

Uma das coisas que mais apreciei por a identificação que tive com a situação, não em relação a história central, mas sim à vida escolar. Da forma como o colégio foi descrito, como os relacionamentos e amizades foram desenvolvidos eu me vi como estudante novamente e sério, foi algo MUITO nostálgico e gostoso.

Essa mensagem em relação as drogas me lembra muito a trilogia O Estudante da autora Adelaide Carraro, que desde 1975 tem sido apresentado nas escolas com o intuito de conscientização dos jovens sobre como as drogas acabam arruinando na vida do usuário. Sem duvidas Com o Amor de uma Fada também pode ser trabalhado por professores com o mesmo intuito e talvez com mais aceitação por ser contemporâneo.

Esse livro é bem curtinho, com uma narrativa simples, envolvente e, como já deu pra perceber, tem uma história leve, mas com uma mensagem muito importante, prezando a verdadeira amizade, o respeito aos mais velhos, a bondade e o amor que tudo supera. Mesmo sendo voltado para o publico infantojuvenil, com vários aspectos do cotidiano dos jovens que vivem nas periferias é uma leitura super agradável pra quem já passou dessa fase mais vulnerável. Super recomendo!



0 comentários: