Simplesmente Ana

08:30 Érica Guimarães 1 Commentários


Autor: Marina Carvalho
ISBN: 978-85-8163-115-4
Gênero: Ficção Brasileira
Páginas: 304
Editora: Novo Conceito
Nota: 4/5
Estante: Skoob
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino








Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha...

Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex.

Mudar-se para Krósvia pode ser tentador – deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha –, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro.

A não ser... A não ser que Alex não seja essa pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam.

Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que – ao mesmo tempo – nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.



Comentários:

Bonjour Anges!

Aqui estamos nós retomando as leituras da “Pilha do Anjo” original, ou seja, os livros que surgem das nossas parcerias. O escolhido da vez faz parte do selo “Novas Páginas” da editora Novo Conceito e era um livro muito esperado, inclusive por mim, que não via a hora de poder ler.

Imagine que você tem 20 anos e foi criada por sua mãe solteira e seus avós maternos. Você é esforçada, trabalhador, estudante de Direito e aparentemente sua vida amorosa começa a desabrochar. Então, uma mensagem em seu Facebook vira sua vida de pernas pro ar. Seu pai, o homem do qual você nem sabia da existência, simplesmente te cutuca na rede social querendo te conhecer. Situação surreal, não é mesmo? Mas, acredite, ela pode piorar, afinal seu pai não é um homem qualquer, mas sim um rei de um pequeno país europeu. Sim, isso mesmo que você leu. Agora ficou ainda mais surreal, não é?

Mas, é exatamente isso que acontece em “Simplesmente Ana”. A mensagem de Andrej Markov mudou completamente a vida dessa jovem mineira. De uma hora pra outra Ana se viu ir de uma simples universitária para uma princesa milionária. Até ai, nossa protagonista achava que dava conta, o que ela não esperava era que o enteado de seu pai, Alexander, pudesse mexer tanto com seus sentimentos.

O livro então conta toda essa trajetória de adaptação familiar em um novo mundo, a descoberta do amor e de si mesma. Com referências super atuais, uma trilha sonora marcando com sucessos de Jota Quest e Bom Jovi e referências inusitadas à celebridades atuais, Marina Carvalho fez um conto de fadas contemporâneo com o cenário tradicional.

O texto é narrado pela protagonista, ou seja, em primeira pessoa, e é impossível não rir de algumas coisas que passam pela cabeça dela. Fora que, Ana não é uma protagonista chata, muito menos sem sal, seu jeito espontâneo e autêntico não conquista só o outro lado do mundo, mas também o leitor.

É claro que a parte “drama” da história parece meio forçada, mas não podemos esquecer que isso acontece na grande maioria dos contos de fadas, então nem chega a irritar muito.

Simplesmente Ana é uma leitura rápida (eu mesma li em algumas horas), é um daqueles livros que quando se começa não se quer largar. Leve e descontraído é uma ótima opção tanto para os jovens leitores, como para os mais velhos, reacendendo a chama da fantasia que há em todos nós. E nem preciso dizer que eles viveram feliz para sempre, não é mesmo?


Um comentário:

  1. Cacei a resenha porque pretendo ler hoje! rs

    É justamente o que estou precisando ler, um conto de fadas moderninho mas sem o peso "adulto" hehehehe

    Beijos

    ResponderExcluir