Acontece: Ciclo de palestras e lançamentos do Livros em Pauta

05:00 Milena Cherubim 0 Commentários

Hi Alngels!

No dia 09 de junho a partir das 10h30 da manhã no China Trade que fica Ria Pamplona nº 518 acontece um ciclo de palestras com renomados nomes na literatura e lançamento de dois livros do Edson Rossatto. Fora que teremos vários autores da Andross autografando. Aqui a baixo a lista dos eventos:

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO LIVROS EM PAUTA
9 de junho de 2011 

10:30 (Auditório 1)
Palestra Bastidores editoriais: o funcionamento de uma editora
Palestrante: Ednei Procópio
Da ideia do autor ao livro nas prateleiras existe um longo caminho percorrido no qual vários profissionais trabalham duro. No entanto, poucos de nós conhecemos efetivamente as ações envolvidas nesse processo. Nesta palestra, o editor de livro Ednei Procópio apresentará diversos profissionais de uma editora e como eles se relacionam para levar o livro do original do autor até às livrarias físicas e virtuais, bem como e-books.

11:00 (Auditório 2)
Palestra O livro na mídia: como divulgar lançamentos
Palestrante: Jota Silvestre
Na árdua batalha para fazer seu lançamento destacar-se entre centenas de outros, os editores e assessores de imprensa nem sempre adotam os métodos mais eficazes. Quais são os erros mais comuns? Como utilizar os eventos literários a seu favor? Quais os benefícios das redes sociais? A palestra ministrada pelo jornalista Jota Silvestre vai oferecer uma visão das modernas técnicas de divulgação e dos canais de comunicação direta com o leitor ainda pouco explorados pelas editoras.

13:00 (Auditório 1)
Palestra Direitos Autorais: princípios e conceitos básicos que todo escritor deve conhecer
Palestrante: Gilberto Mariot
Os Direitos Autorais enfrentam um grande desafio histórico, pois, embora tenham nascido e se aperfeiçoado na antiguidade clássica, sobrevivido à Idade Média, se institucionalizado no renascimento e, finalmente, se positivado na modernidade em todo o mundo civilizado, agora eles se defrontam com a sociedade da informação, em que não só é questionada a interpretação profunda desse tipo de direito como também sua existência. Durante a palestra, o advogado e professor Gilberto Mariot, especialista no impacto das novas tecnologias no Direito Autoral, explicará conceitos e princípios básicos que permeiam esse direito e que todo escritor deve conhecer.

13:00 (Saguão)
Sessão de autógrafos
72 horas para morrer, com o autor Ricardo Ragazzo
A série de livros Kaori, com a autora Giulia Moon
Cira e o Velho, com o autor Walter Tierno
Diários do Purgatório, com a autora Juliana Dacorégio
Fábulas ao Anoitecer e As Crônicas de Kira, com a autora Georgette Silen
O Despertar das Tatuagens, com a autora Rosana Rios
O Mistério do Rio das Rosas Brancas, com o autor Kizzy Ysatis

13:30 (Auditório 2)
Debate Literatura minimalista: tendência, modismo ou um novo gênero?
Participantes: Samir Mesquita, Carlos Seabra, Wilson Gorj e Tiago Moralles
Mediador: Edson Rossatto
Micronarrativas são textos associados ao minimalismo artístico, um movimento das artes que privilegia o emprego mínimo de formas e o uso do essencial para a composição das obras. Com o advento do Twitter, esse tipo de texto ganhou notoriedade e uma legião de adeptos. O tema dá o que falar: estaríamos diante de um novo gênero? Para uns, trata-se de um modismo; para outros, o estilo minimalista é uma tendência natural. Edson Rossatto, escritor de micronarrativas, convidou Samir Mesquita, Carlos Seabra, Tiago Morales e Wilson Gorj, também escritores desse tipo de texto, para um bate-papo informal.

15:00 (Auditório 1)
Palestra Preparação de Originais: o ajuste profissional no texto do autor
Palestrante: Helena Gomes
O trabalho de um preparador de originais é fazer uma leitura crítica inicial do texto a ser publicado e avaliar o que precisa ser ajustado para uma melhor fluidez da leitura. Esse ajuste engloba padronização e formatação do texto, da linguagem, manutenção da coerência interna, eliminação de repetição desnecessária de palavras, correção dos vícios de linguagens, entre outras coisas, mas sempre respeitando o estilo pessoal de cada um. Contudo, nem sempre o autor está preparado para entender que esse trabalho não mutila sua obra. Durante a palestra, a escritora, jornalista e preparadora de originais Helena Gomes mostrará como é o trabalho de um preparador de originais.

15:00 (Saguão)
Lançamento de livros
Dimensões.BR - Volume 2 (Vários autores)
Caminhos do Medo - Volume 2 (Vários autores)
Histórias Envenenadas - Volume 2 (Vários autores)
Entrelinhas - Volume 2 (Vários autores)
Moedas para o Barqueiro - Volume 3 (Vários autores)
Dias Contados - Volume 3 (Vários autores)

16:30 (Auditório 2)
Debate Vitrines e Prateleiras: quais são os critérios utilizados pelos livreiros para expor um livro?
Mediador: Maurício Muniz
Todos os meses, mais de dois mil livros são lançados pelas editoras brasileiras. No entanto, as livrarias continuam do mesmo tamanho, não comportando a comercialização de todos esses lançamentos. Assim, como os livreiros escolhem os títulos que venderão? E dentre esses, quais são os critérios que definem quais títulos vão para as vitrines e quais vão às prateleiras? Lançamentos das grandes editoras têm predominância sobre os das editoras pequenas? Para responder essas e outras questões, o editor e jornalista Maurício Muniz conduz uma mesa-redonda com a participação de Daniel Honorato, da Livraria Martins Fontes, e Rafael .Seibel, da Livraria da Vila.

17:00 (Auditório 1)
Debate Julgue pela capa: conceitos de desenvolvimento da “cara” do livro
Participantes: Rafael Victor, Welby Dantas
Mediador: Chico Anes
Antigamente, capas de livro continham somente o título da obra, não possuíam imagens e só serviam para guardar o conteúdo. Com o tempo, essa ideia foi mudando, pois os editores perceberam que uma capa bem produzida desperta um interesse prévio do leitor antes mesmo de saber do que se trata a publicação. Hoje, se não fossem as capas, certos livros jamais teriam se tornado o sucesso que se tornaram. Nesta mesa redonda, o escritor Chico Anes conduzirá um bate-papo com os designers Rafael Victor e Welby Dantas sobre conceitos de desenvolvimento de capas e algumas curiosidades, como trabalhos que tinham tudo para dar errado e deram certo, e trabalhos que tinham tudo para alcançar o sucesso e não fizeram isso.

18:30 (Saguão)
Lançamento de livro
Cem Toques Cravados - 2ª Edição Revista e Ampliada e Toques Para Mulheres, com o autor Edson Rossatto




0 comentários: